sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

escritor do mercado X escritor invisível

 Outro dia li a resposta de um tradutor com muitos seguidores para um aprendiz de escritor numa troca de perguntas e resposta no instagram, quando este perguntava se um dia leria sua obra de ficção.  O tradutor foi enfático dizendo que não leria a obra, exceto se fosse um escritor de intermediado pelas editoras e fosse de sucesso. Traduzindo o tradutor: nunca vai ler! Está bem claro que a visão do tradutor é puramente mercadológica, pois as grandes obras demoraram para serem editada, muitas vezes após a morte dos autores.

Pergunto, quem diz que o escritor deve ter uma editora para se tornar famoso? Ele só precisa de pessoas sem a visão mercadológica para lerem suas obras e assim sendo uma mensagem que une os povos. que  espalhem como pólem.n 


Em geral para entrar no mainstream ou esse mercado, devemos estar em contato com a elite cultural do paí conhecendo pessoas influentes, editores, escrever sobre o que rola no momento, a cosmovisão atual de mundo... No Brasil a grande parte esta classe está a mídia e na universidade e a outra parte alternativa se encontra nas mídias sociais, gente com muitos seguidores. Esses tentam a estratégia da publicidade aos mostrarem uma alternativa  ao establishment das universidades e da mídia. Tentando por várias maneiras mudar a perspectiva de opnião. Dando certo, outros os seguem e pegam carona nas novas visões.

São raríssimos os casos em que um autor fora desses meios seletos são publicados.

Sendo assim, um certo desânimo espanta os escritores que querem ganhar dinheiro com suas obras e estes desistem de tal projeto. Outros que escrevem como uma necessidade, ficam a margem da sociedade da escrita, são os invisíveis, assim como os moradores de rua.



Nenhum comentário:

Postar um comentário