o Ser humano para sobreviver em sociedade precisa de respostas prontas para fatos, as chamadas "verdades". Sem elas sente-se sem existência no mundo real. necessita, pois, de uma opinião formada. E isso quem dá, geralmente são a família, os meios de comunicação ou educação em geral.
Assim, estas certas verdades são carregadas por toda a vida, sem que sejam contestadas, pois o processo de aprendizado sempre é mais simples que o desaprendizado, pois desfazer o que antes era verdade, torna-se um desespero, dúvida ao outro. Cria-se, assim, uma resistência, um não querer mudar o que já está sossegado, o que já preencheu; há, sobretudo, uma barreira difícil de traspor. E isso é facilmente observado quando percebemos a reação do outro quando não temos nenhuma ideia contrárias. Em efeito, devemos aceitar as ideias e vê-las de cima, como um pássaro, este é o trabalho do filósofo. Analisar os fatos como verdadeiramente se passam, sem preconceitos, sem coleguismo, analisam os pontos contrários da qual a Filosofia oriental já salientava, mostram-se superiores aos demais vendo o que a maioria não via, esta seguida por uma visão parcial do mundo. assim temos o exemplo de Sócrates quando foi sacrificado.
Muitos que não querem aceitar a verdadeira verdade, não querem ver o outro lado, visto que para eles nunca existiu. Quem é ignorante, repudia qualquer outra visão que não seja a sua. o mestre Olavo de carvalho já dizia que quanto mais burro, mais inteligente se acha.
Ser flexível para analisar os fatos concretos e não somente ideias abstratas faz parte da investigação sobre o que realmente se passa. Receber uma ideia sem que haja um outro ponto contrário empobrece qualquer debate.. E quando não há debate não há realidade para que se compare os pontos discordantes.
Por isso, quando alguém tiver alguma convergência de ideias conosco, não devemos falar que é contra se alterando sem aceitar a outra visão como parte também da realidade e comparar com a sua visão própria de mundo, e não com a que todos seguem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário