sábado, 3 de agosto de 2019

A mudança de concepção dura em média 30 a 60 anos

Uma mudança de concepção ema região ou país depende de vários fatores, sobretudo de mudança de visão nas elites intelectuais e os seus canais . A partir daí, essa visão se espalha pelos diversos estratos sociais da massa até chegar ao mais baixo.

Essa mudança normalmente demora em média de 30 a 60 anos para ser implantada, ou seja, essa renovação do modo de pensar atingir quase que toda o povo para agir. Tudo isso depende do que o ciclos intelectuais pensam, do que acontece na literatura, nos debates, nas artes em geral e consequentemente chega a mídia.

Por exemplo, o iluminismo iniciou-se em 1715 -mas claro, sempre se inicia um pouco antes, -e levou a desembocar na  revolução francesa em 1789. Um intervalo de 70 anos, ou até menos. Portanto, não muito longe da margem estabelecida. As ideias comunistas chegaram ao Brasil em 1950/60, depois de inciada a revolução soviética no início deste século.

Talvez hoje menos tempo que antes com a globalização do mundo e os meios de comunicação de massa estarem cada vez mais desenvolvidos.

Esse intervalo corresponde ao tempo das ideias chegarem aos debates e círculos intelectuais até sua divulgação nos meios acadêmicos, nas artes, na mídia, nas escolas até chegar na boca popular. 



Um nova concepção linguística entra, uma nova visão de mundo se instala no ambiente do país ou região até influenciar na política. è uma renovação constante. Vivemos imitando os outros. As frases , jargões e  expressões já estão prontas pelos escritores  e não nos força a pensar, a criar, somente copiar o que já existe, como aprender a andar. Copiamos o outro, somos influenciados pela cultura dos nossos pais e a do outro. 

No Brasil, não é tão difícil saber, pois há uma cópia do que vei da Europa e Estados Unidos. O que está acontecendo  lá chegará aqui certamente e será adaptado à maneira brasileira. Já na Europa há uma simpatia por ideias orientais, já  nos Estados Unidos, com ideias europeias. 

O movimento do woodstock foi uma imitação do movimento europeu no qual estes viajavam constantemente à Ásia depois da sua abertura. Estes trazia novas ideias e as espalhavam pelo mundo.

Essa já é um exemplo de mudança de concepção no mundo ocidental e em parte oriental, dependendo a influencia que país oriental recebe do ocidente, este sofrerá esta influência, como por exemplo, a primavera Árabe. Neste médio oriente há uma intensa troca entre o ocidente e o oriente. Há um canal., uma rota que leva a Ásia desde os tempos das navegações. Daí que surgem as batalhas entre concepções orientais e ocidentais. A resistência que desemboca muitas vez em terrorismo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário