sábado, 31 de agosto de 2013

O diabo no meio da rua

A ideia criada pelo bom Deus e o mau Diabo afirmada por Mani, o profeta pérsio no qual foi um dos  percursores de ideias cristãs, assim como o influenciado Santo Agostinho nos ainda é de suma importância, pois saber distingui-los talvez seja  não tão simples.


Até porque ideia entre o bom e o mau sofre certas trasformações em seus sentidos e que elas podem ternar-se muitas vezes subjetiva.

Quando perguntamos o porquê das religiões, da existência divina, do bem diante de tantos males e caimos em um pessimismo, de um niilismo doente  de que tudo mal e que o universo é o diabo. encontramos, porém, uma resposta mais adequada a de que os profetas são divindades para não deixar o homem se destruir pois certo que existe o mau, as forças contrárias, a destruição em seu sentido mais substancial.

Sabemos que Jesus Cristo veio para nos salvar do mau que se instalava e que a sociedade se declinava a um abismo sem volta, já que os dilúvios quase exterminaram o homem por completo. O mundo continua com seus males e a luta contra eles é o homem consciente e divinizado com seus valores mais altos. Estes combateram e combatem as forças destruidoras.

 O mau sempre existiu, está em qualquer lugar no meio da rua, ou num redemoinho.  assim como guimarães Rosa já citava. E o bem sempre lutará contra este mal, e a luta e a guerra entre os contrários continuará..






Nenhum comentário:

Postar um comentário