Pensando bem sobre o sistema polítco de países em desenvolvimento(principalmente o do Brasil) vejo como o sistema constituinte vigente enraizado contribui e muito para qual direção o país tomará. Ou progride ou regride .
O que contribui para o atraso ou desenvolvimento e torna nações democráticas, são liberdades. Na bíbila e ao longo da história foi marcada por esta luta. Ter a liberdade de escolha é fundamental para o ser humano, realizar-se sentir a vontade de renovar, completar-se, é o que cada dia almejamos . Entretanto, quando estas vontades do escolher são sufocadas e corrompidas, há um atentado contra o próprio ser e consequentemente contra o país de uma forma geral.
Vejamos o caso do Brasil. Hoje, o grande sonho dos brasileiros quando terminam a escola ou a Universidade, é ser funcionário público, aquele típico característico: não trabalha, ganhar muito, e tem a desejada estabilidade. quem não quer? Difícil é lutar contra isso. Porque não? trabalhar e ganhar um salário de 10 mil reais para trabalhar 40 horas( ou menos) por semana, ganho fácil. Por um certo lado, é positivo para os brasileiros,extremamente individualistas, e negativo para o país. um país com extensões continentais como o nosso precisa de tantos trabalhadores na máquina pública, e assim somos " favorecidos" e impulsionados facilmente para o emprego público. Onde é que nós iremos parar? Antes de respondermos a questão, pensemos. O que você prefere ? fazer o que gosta e não dar o que comer a seus filhos?depender dos degradados serviços públicos morrendo na fila do hospital?
O que é melhor?escrever um livro agregando mais conhecimento a sociedade ou ser funcionário público ganhando um salário fora da média nacional para não fazer nada?
Nenhum comentário:
Postar um comentário