Logo após o show da natureza que rodeava a estrada do alto da serra com belíssimas montanhas e vales de verde e céu azul brilhantes, cheguei na fria petrópolis, cidade da família real. Era final da tarde e eu já sentia a temperatura cair, o clima de montanha. Um passeio pela cidade me deu uma impressão que estava em uma cidade imperial, com mansões do século passado, ruas bem alinhadas combinando com a natureza, um certo ar nobre de tranquilidade. As cassas pertenciam as membros da família real, como princesa isabel e condes, além de ricos comerciantes. E pelo centro histórico bem europeu acolhia o viajanbte para sentar num dos bares e restaurantes. A cidade respirava turismo, mas com as restrições da covid-19, não havia quase ninguém. O vazio e a tranquilidade da vida na cidade é que reinavam pelo lugar
Numa longa via se instalava a antiga família real e os ricos burgueses. Grandes casarões e uma bela igreja do estilo gótico fazia o encontro das ruas. Ali estava a casa imperial que virou museu e ao redor havia hoteis bem aconchegantes.. Esse ar europeu também trazia um tempero alemão que fazia parte da imigração da cidade e os costumes de cerveja e algumas casas. Um ar agradável e de tranquilidade contrastava com a cidade carioca há quase uma hora de distância. Percebia-se que havia um poder aquisitivo alto, via-se jovens e uma certa agitação pela cidade.
O dia seguinte a caminho da serra dos orgãos, deu pra ver ao redor a favelização dos morros. Ali certamente viviam os trabalhadores da cidade. E ao chegar próximo a serra dos órgãos, via-se hortas e plantações numa paisagem de montanhas cobertas por árvores de todoas as cores.
A trilha do parque é bem iniciante, era decorada por árvores grande e média até chegar nas grutas. Atravessava bacias da onde vinha a cachoeirinha do véu da noiva. Um espetáculo de águas que desabava quase sem força e criava as bacias do parque. Não dava para se banhar, pois a queda dágua era sem força, mas tirava-se belas foto da água caindo do alto da pedra. Depois da descidada trailha, deu pra sentir o êxtase da caminhada ao olhar as várias montanhas coloridades de verdes e o céu azulzinhio.