Um país acolhedor e cheio de energia, adicionando uma mistura de tranquilidade e conforto, num país latino da Europa. Não se vê frieza nas ruas na relações entre as pessoas, muito menos aquele clima frio estranho aos espanhóis.Assim defino a Espanha.
Como um país europeu organizado, a Espanha é o hospitaleira , e com a sua natureza convidativa encanta muita gente que por aqui que passa. Nas ruas um mutuado de turista aproveitando as praias e a arquitetura marcante espanhola. É impressionante como de norte a sul há tanto turista por aqui..Há uma combinação perfeita: de tranquilidade das pessoas e sua diversidade do meio ambiente, pois há montanhas, mar, rios e qualidade de vida. Aqui se come bem. As comidas intermináveis do almoço fazem-nos sair até sem respiração, de barriga cheia, convidando-nos para uma siesta de 2 horas.
Vemos as diferenças entre regiões do norte e do sul como em outro lugares, porém essa diferença não é tão acentuada como em alguns países. O que difere é o modo de viver, o calor do tempo e as pessoas, e a influência do sol no modo ser do europeu do sul. Assim, são mais "latinos", tem um traço forte e marcante, e trazem suas danças, suas tapas, os famosos tira-gosto, e seus desprezo às regras, vivem em harmonia com a a rua ao contrário dos do norte te que são mais fechados. Ah, sim, e são os mais pobres também da Espanha, muita gente pelas ruas, sobretudo os ciganos de origem romena ou búlgara, vivendo a vida na calle e pedintes e desempregados se acumulam pelos cantos da cidade. Alí, sente-se mais a crise mais de perto e mescla-se ao contraste da riqueza dos turistas que visitam as belas cidades de arquitetura moura e que dão o gás a economia, pois é uma região que vive basicamente do turismo.
Talvez a siesta deve ter surgido no sul, onde pude sentir a estranheza de uma cidade fantasma à tarde. Não havia movimento nas ruas, nem lojas abertas das 13h às 17h. Perguntava-me se os espanhóis não trabalhavam, mas que nada, o dia aqui começa mais tarde e termina mais tarde, mais precisamente ás 21h nos estbelicimento, pois o dia fica claro até ás 2230h, no verão.
Em madri, na capital da cidade, o dia começa bem tarde. Acho que às 12h, pois ante desta hora estão dormindo, exceto dia de semana. É uma cidade noturna com sua diversidade de bares e comida.
Em Barcelona, onde o clima é mais ameno e aconhcegante, vive-se em uma eterna tranquilidade. Seus coloridos parques, montanhas e sua gente encanta qualquer uma. O caminhar das senhoras com seus carrinhos de compra pra cima e pra baixo é um simbolo de velhice saudével, visto que aqui há variedade de mercados, frutaria e padarias.
A Espanha e sua cultura única sabe o que é a verdadeira arte de viver. os espanhóis sabem aproveitar a vida, seja nas montanhas, praias com seu famoso top less como regra, fazendo esporte ao ar livre, nas ruas, perto da praia ou em qualquer lugar. Ainda não creio que é um país destes anda em crise, tenho certeza que esta crise foi criado pelo governo espanhol e contaminou toda a sociedade para um grave crise de identidade.